Páginas

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

2º DOMINGO DO ADVENTO: A Boa-Nova!

A mensagem deste domingo é complemento da mensagem do domingo passado: "Vigiai!" disse Jesus, depois advertir-nos: "Cuidado! Ficai atentos!". Com estas palavras, nos dava uma resposta ao profeta Isaías que reclamava diante dos sofrimentos do povo de Israel: "Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. Como nos deixaste andar longe dos teus caminhos e endureceste os nossos corações para nos termos o teu temor? Por amor dos teus servos, das tribos da tua herança, volta atrás" (Isaías 63, 16-19). E nos convida a ter "cuidado e ficar atentos", porque somente fazem parte do seu povo, os filhos da luz. E que nós estamos sendo dominados e oprimidos pelos filhos das trevas, que nos enganam e nos levam a cometer as mesmas injustiças e maldades que eles cometem, com o pretexto de tudo isto é normal, e sempre foi assim.

Hoje, pelo mesmo profeta (Isaías 40, 1-5), Deus nos envia um recado diferente para o seu povo, pedindo: "Consolai o meu povo, consolai-o - diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que a sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: ‘Preparai no deserto’ o ‘caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. Nivelem-se todos os vales; rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas; a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou".

Estas palavras que o profeta nos fala em nome de Deus, elas vão dirigidas ao seu povo e aos seus opressores que desejarem mudar de vida. Ao fazer nossa preparação para o Natal, precisamos fazer-nos algumas perguntas. Nós podemos afirmar que fazemos parte do povo de Deus? Estamos dispostos a dominar a nossa ambição pelas riquezas e pelo poder. Queremos superar a tentação pelo consumismo, que são a causa dos sofrimentos e da violência de toda a humanidade, e assim preparar-nos para receber o Salvador, reconciliar-nos com Deus, e assim fazermos parte do seu povo? Quando vemos o nosso povo colocara figura do Pai Noel, que é uma mentira porque ele nunca existiu, que prega a ambição pelas coisas materiais e pelo consumismo, fomentando a corrupção e a violência criando um ambiente insuportável no mundo inteiro, compreendemos a advertência de Jesus: "Cuidado! Estai alerta!" Para não serem enganados.

São Pedro, na Segunda Leitura (2Pedro 3, 8-14) nos fala da paciência de Deus: "O Senhor não tarda a cumprir a sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para conosco, pois não quer que alguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se. O dia do Senhor chegará como um ladrão". E termina a leitura com estas palavras: "O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça”.

Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em Paz. (Evangelho de Marcos 1,1-8), lembra a profecia de Isaías: "Eis que envio o meu mensageiro, para preparar o teu caminho".

Monsenhor Antonio




Nenhum comentário: