Páginas

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ARTIGO DO MONSENHOR ANTONIO: A Importância da Justiça!

Muitas vezes pensei se nós achamos que a Palavra de Deus é conversa fiada e, por isso, não perdemos tempos para conhecê-la e até a ouvimos sem nenhum interesse, sobretudo quando se trata de justiça. Isto ajuda-nos a entender o porquê, conforme pesquisa, a maior parte da humanidade conserva no seu íntimo o vírus da injustiça: uns, apoderando-se das terras que Deus criou para morada de todos; outros, acumulando riquezas a custo do trabalho e da miséria dos pobres. Então, temos os que receberam o poder para servir o seu povo, apoderando-se da contribuição que o povo dá para que todas as suas necessidades sejam bem atendidas, deixando os doentes sem serem atendidos, as crianças sem escola e o povo humilde totalmente abandonado. E ainda colocam os instrumentos de guerra nas ruas das cidades com o pretexto de acabar com a violência que eles iniciaram. Esta reflexão pode parecer violenta, porém a realidade é ainda mais cruel. 

Sobre este tema, a Palavra de Deus nos convida a meditar através do profeta Ezequiel (Ezequiel 18,25-28) com estas palavras: "Assim diz o Senhor: Vós andais dizendo: 'A conduta do Senhor não é correta'. Ouvi vós da casa de Israel: é a minha conduta que não é correta ou, antes, é a vossa conduta que não é correta? Quando o justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. Quando o ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá". 

São Paulo (Filipenses 2,1-11) aconselha a todos os desejam ser seguidores de Cristo: "a viver em harmonia, procurando a unidade. Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus". Continua lembrando-nos o exemplo de Jesus que "assumindo a condição de escravo, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome." 

Jesus, no Evangelho (Mateus 21,28-32), depois de lembrar-nos o compromisso que assumimos no dia do nosso batismo e das promessas que fazemos e não cumprimos, incluindo os sumos sacerdotes, os mestres da lei e a todos os responsáveis pelo religião disse: "Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes para crer nele." Nós não gostamos de ouvir, mas Deus só nos fala de Justiça. E agora somos obrigados a suportar os resultados da violência motivada pela corrupção. 

Quem faz o que quer é obrigado a suportar o que não quer! 

Monsenhor Antonio 



Nenhum comentário: