Páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM: A Vinha do Senhor!

O Senhor plantou a vinha quando criou o mundo. A Bíblia nos conta que Deus formou um grande Jardim para que todos tivessem um lugar para morar e trabalhar. Plantou nele toda espécie de plantas e de árvores, encheu a mata de animais, o céu de passarinhos, e os rios de peixes. Finalmente criou o homem e o colocou para morar e cuidar do jardim para ele produzisse tudo o necessário para o povo viver em paz, e colocou à sua disposição todas as plantas, as árvores, e os animais e assim todos participassem de Sua Felicidade. 

Mas não podiam comer do fruto da árvore plantada no meio do jardim, com a advertência: "Se dela comerem, morrerão". Ela era o símbolo da justiça, indicava o ponto onde terminam os direitos e começam os deveres de cada um e até do próprio Criador. Podemos pensar, mas Deus também tem deveres? A resposta é muito simples: "Sem Ele, nada podemos fazer". Portanto, nós precisamos de sua ajuda, e Ele também quer contar com a nossa colaboração, por isso: "Sem nós Ele nada quer fazer". Ele quer a nossa ajuda para que possa fazer-nos participantes da Sua Felicidade. Deste ponto, parte o dever de Deus de ajudar-nos a cumprir a missão que Ele confiou-nos, e também o nosso dever de ajudar aos outros que precisam da nossa ajuda para serem felizes. 

Esta é a Vinha do Senhor de que nos fala pelo profeta Isaías: "O que eu poderia ter feito a mais por minha vinha e não fiz? Eu contava com uvas de verdade, mas por que produziu ela uvas selvagens? Pois agora vou mostrar-vos o que eu farei com a minha vinha: vou desmanchar a cerca, e ela será devastada; vou derrubar o muro, e ela será pisoteada. Vou deixá-la inculta e selvagem: ela não será podada nem lavrada, espinhos e sarças tomarão conta dela; não deixarei as nuvens derramar água sobre ela. Pois bem, a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça, e eis injustiça; esperava obras de bondade, eis a iniquidade". (Is. 5,1-7) Isto não parece um resumo da situação do mundo de hoje? Dispensamos a ajuda de Deus para praticar, com mais liberdade, as injustiças, levando ao povo à miséria e ao desespero até transformar o mundo num mar de sofrimento, violência e morte. 

Deus chamou a atenção do seu povo através dos profetas, eles, porém, apedrejaram uns e mataram outros. "Finalmente, o Senhor enviou-lhes o seu Filho, pensando: 'Ao meu Filho eles vão respeitar. Os vinhateiros, porém, ao verem o Filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse de sua herança! Então agarraram o Filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendar á a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo". Jesus termina; "Eu vos digo, o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos". (Mt. 21,33-43) Depois desta colocação, com certeza, Jesus diz para nós:"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: