Páginas

sábado, 5 de agosto de 2017

SOLENIDADE DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

A Igreja convida-nos para celebrar a Transfiguração do Senhor, pela importância que este fato tem para a nossa vida presente, e para nossa vida eterna. Nela, Jesus oferece-nos uma visão de como Deus programou a vida de cada um de nós, para que afastemos de nós a ideia errada que muitos temos de que estamos neste mundo para sofrer. Embora nós chamemos, em nossas orações, a este mundo como um "vale de lágrimas", isto não está de acordo com o plano do Criador, que deixou-nos escrito na Bíblia que criou o mundo como um grande jardim com todas as coisas que nós precisamos, onde todos nós encontremos um lugar para viver em paz, e, usando da nossa inteligência e de todas as qualidades que Dele recebemos, cuidemos bem dele para que todos nós possamos ser felizes. Para isto, Jesus manifestou-se transfigurado para Pedro, Tiago e João. 

São Pedro faz referência a este fato (2Pd. 1,16-19), dizendo: "Ele recebeu honra e glória de parte de Deus Pai, quando no seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: 'Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer. Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com Ele no monte santo. E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem de ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações". Aqui começa a mensagem da Transfiguração do Senhor. 

São Mateus (Mt 17,1-9) conta-nos o acontecimento: "Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas que nem a luz. Nisto apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias'. Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o'. Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos e na tenhais medo'. Descendo da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém essa visão ate que o Filho do homem tenha ressuscitado dos mortos". 

Transfigurando-se como homem, Jesus quer demonstrar-nos que o Pai não quer a ninguém desfigurado pelo pecado, e sim que todos vivamos transfigurados pela paz, fruto da justiça. Com a presença de Moisés e de Elias, deseja que entendamos que só a Palavra de Deus nos transfigura, mas conseguiremos sua plenitude depois da nossa morte. E disto, nós temos certeza absoluta, depois que Jesus ressuscitou e quis que todos os seus discípulos continuassem convivendo com Ele até subir para o céu. 

Monsenhor Antonio





Nenhum comentário: